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Perguntas Frequentes sobre Emprego e Empresas
Fontes da informação: EstamosON

Nesta página encontrará uma série de Perguntas Frequentes (FAQ), regularmente atualizadas, recolhidas pelos voluntários da VOST Portugal nas redes sociais, e respondidas por diversas entidades oficiais do estado Português. Esta página conta também com uma série de perguntas e respostas criadas pelos ministérios responsáveis.

Esta secção de Perguntas e Respostas poderá ser alvo de alterações, em conformidade com o desenvolver da situação.

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    É permitida o comércio eletrónico e serviços à distância ou através de plataforma eletrónica?

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    As atividades que se encontrem abertas em espaço físico têm, todavia, algumas restrições?

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    As rendas que deixar de pagar durante o Estado de Emergência têm de ser pagas depois?

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    Como se está a preparar o IAPMEI?

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    E se eu, inquilino, decidir denunciar o contrato antes do pagamento de todas as prestações mensais referentes aos meses que estive com o estabelecimento fechado?

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    Estabelecimentos de restauração e bebidas, podem manter-se em funcionamento se funcionarem apenas com take-away ou serviço de entregas?

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    O que é a Linha de Crédito para agências de viagem, animação turística, organização de eventos e similares? (200ME)

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    O que é a Linha de Crédito para indústria - têxtil, vestuário, calçado, indústrias extrativas e fileira da madeira? (1.300ME)

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    O que é a Linha de Crédito para Microempresas do Setor Turístico? (60 ME)

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    O que é a Linha de Crédito para o setor da Restauração e Similares? (600M)

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    O que é Linha de Crédito para empresas de turismo (incluindo empreendimentos turísticos e alojamento turístico)? (900ME)

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    O que são as Linhas de Crédito Capitalizar 2018 – COVID-19? (200ME)

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    O que tenho de fazer para pedir o diferimento das rendas?

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    O senhorio pode denunciar o contrato pelo não pagamento das rendas?

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    Os estabelecimentos de restauração e similares que passem a prestar serviços de confeção destinada ao consumo fora do estabelecimento ou entrega no domicílio, diretamente ou através de intermediário, e não tenham licença para esse efeito, podem fazê-lo?

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    Posso pedir o diferimento das rendas a partir de quando?

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    Quais os contratos de arrendamento não habitacional que são passíveis de integrar esta moratória?

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    Quais são as medidas de apoio à exportação?

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    Quais são as medidas no âmbito dos sistemas de incentivos às empresas?

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    São permitidas as atividades de comércio a retalho e a prestação de serviços situados ao longo da rede de autoestradas?

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    Tenho um comércio que teve de encerrar por decisão do Governo quando decretou o Estado de Emergência. Tenho de continuar a pagar a renda sem faturar?

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    Está previsto algum apoio aos estrangeiros retidos em Portugal, em virtude de cancelamento de voo / encerramento das fronteiras do respetivo país e que não disponham de meios financeiros para continuar a assegurar localmente a sua subsistência?

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    Existe alguma possibilidade de alojamento temporário apoiado/disponibilizado pelo Estado para realojar os estrangeiros que estivessem instalados em unidades de alojamento turístico ou outros (alojamento disponibilizado por entidades patronais) que entretanto encerraram?

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    Que prestações sociais poderão ser asseguradas aos trabalhadores estrangeiros dispensados pelos seus empregadores por ausência de volume de trabalho e que ainda não estejam inscritos na Segurança Social, por não estar ainda concluído o processo de regularização em território português?

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    Sou estrangeiro e os meus documentos vão caducar nos próximos dias. O que devo fazer? Foi prorrogado o prazo para algum documento caducado?

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    Posso consultar informação e conselhos sobre a COVID 19 em outras línguas?

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    Sou estrangeiro e necessito de obter informações gerais sobre os meus direitos, bem como apoios disponíveis. Quem posso contactar?

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    Sou estrangeiro e não consigo fazer-me entender junto das entidades que contacto. Há algum apoio ao nível da língua portuguesa?